Este cargo ainda não é comum no Brasil, seu nome em inglês é Developer Advocate. Fiz uma tradução literal. Em inglês o termo advocate se refere à defensor, ou seja é a pessoa que defende os interesses dos desenvolvedores. Esta profissão também é conhecido como evangelista de software.
Você está iniciando sua carreira de tecnologia e não sabe bem para onde quer ir? Ou está na área já algum tempo e quer perseguir algo diferente? Quem sabe este cargo não combine com você!
Atividades de um Developer Advocate
Este profissional é também um desenvolvedor, no entanto foca em uma área específica: garantir que as ferramentas que estão sendo desenvolvidas são amigáveis e úteis para os desenvolvedores.
Está muito abstrato? Vamos a um exemplo. O Facebook é uma plataforma social, ela disponibiliza diversas APIs e ferramentas para os desenvolvedores se integrarem. Quantas vezes você já viu sites que permitem você fazer login com o Facebook? Ou sites que automatizam publicações do Facebook para você?
Estes sites estão usando as APIs do Facebook e algum desenvolvedor teve que fazer esta integração. O Developer Advocate é a pessoa que garante que estas ferramentas funcionem bem para o Desenvolvedor.
Como? O primeiro passo é ser um conhecedor ávido da ferramenta, é preciso entender como ela funciona intimamente. Tendo este conhecimento será possível ensinar outros devs. Uma das responsabilidades do advocate é fazer workshops e participar de eventos. Ele age também como evangelizador, ou seja “catequisa” os desenvolvedores a utilizar as plataformas da empresa onde trabalha.
O advocate é o ponto inicial de contato dos desenvolvedores com a plataforma. Este profissional é responsável por criar documentações e artigos que tem o objetivo de simplificar a vida do desenvolvedor que está iniciando na plataforma. Portanto é comum que eles sejam ativos nas redes sociais e tenham seus próprios blogs.
Ele trabalha também como um influenciador digital chamando a atenção dos desenvolvedores para os produtos de sua empresa. Pense por exemplo nas soluções de Cloud. As grandes empresas como Amazon, Google e Microsoft competem nesta área.
Os advocates que trabalham para essas grandes empresas vão garantir que os desenvolvedores entendam as funcionalidades, prós e contras de cada projeto. Em muitas empresas são os desenvolvedores que escolhem a plataforma que será utilizada em seus projetos. Então tendo advocates reconhecidos na comunidade dev é importante também do ponto de vista de Marketing.
Exemplos de Advogados de grandes empresas
Eu separei 4 exemplos de currículos de advocates da Microsoft e da Amazon para vocês verem exemplos mais práticos.
Alena Hall – Cloud Advocate – Microsoft
Dave Glover – Cloud Developer Advocate – Microsoft
Steve Roberts – AWS Technical Evangelist – Amazon
Alex Casalboni – AWS Technical Evangelist – Amazon
Como saber se você pode ser um Developer Advocate?
Se interessou por esta carreira? Selecionei uma lista de perguntas para te ajudar a entender as características de um developer advocate. Se a maioria das suas respostas for pospositiva há grande chances de você se dar bem nesta área.
Gosta de estudar com frequência?
De 20 a 50% do tempo de um advocate é gasto aprendendo. Seja estudando por conta própria, participando de palestras ou experimentando com novas tecnologias ou versões.
Você ama documentação?
Uma das responsabilidades do advocate é documentar o produto/plataforma para os developers consigam utilizar facilmente. É muito comum o desenvolvedor iniciar seu primeiro contato com um software nos Guias Rapidos (Getting Started). Se estas documentações não forem acessíveis, o dev pode perder interesse e potencialmente perder um futuro usuário.
Você gosta de se apresentar em público?
Os advocates são assíduos frequentadores de palestras e também são palestrantes. Falar em público e conseguir explicar conceitos técnicos de uma forma acessível é uma de suas características.
Você gosta de se sentir em comunidade?
O advocates participam e criam comunidades em volta do seu produto. Estão sempre respondendo perguntas, colhendo feedback e compartilhando seus conhecimento nas redes sociais como LinkedIn, Slack, tweeter, etc.
Consequentemente estão sempre ligados no StackOverflow e fórums para responder às dúvidas de desenvolvedores. Podem também criar podcasts, vídeos e artigos. Participam de meetups e hackatons e estão profundamente envolvidos com a comunidade de desenvolvedores.
então o que achou? Combina com seu estilo? Comente aqui se você disse sim a todas estas perguntas! E comente também qual delas não combinam com você. Se esta carreira não te atraiu, veja nossa série sobre carreiras na área de tecnologia.