Características de uma empresa boa para trabalhar

Você sabe o que faz uma empresa ser boa para trabalhar? Imagino que cada pessoa valorize itens diferentes, gostaria de deixar aqui as minhas impressões baseada em minha experiência. Espero que esta lista possa servir como guia para pessoas que estão começando na carreira de tecnologia e ainda estão aprendendo a navegar neste mundo. E para vocês que já estão trabalhando esta lista serve como base para avaliar estas características da sua empresa.

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Genuíno interesse pelo bem-estar e crescimento dos funcionários

Na minha opinião esta é a característica mais importante que torna a empresa atrativa para seus colaboradores. Muitas empresas dizem se importar com os funcionários mas poucas vivem este valor no dia-a-dia. Como saber se este interesse é real? Vou listar aqui alguns indicadores que notei nas empresas que passei.

1 – Plano de desenvolvimento e aprendizado

O plano de desenvolvimento ideal é aquele que você cria em conjunto com seu líder, você é o responsável por saber onde você quer chegar e seu líder é responsável por te mostrar oportunidades e te guiar neste caminho. Eu não acredito em planos de desenvolvimento estáticos, os antigos planos de carreira. Cada pessoa é única e tem interesses e habilidades distintas por isto o plano deve ser personalizado. A empresa que tem seu crescimento como prioridade entende isto e tem isto entremeado em sua cultura.

Também é importante que as empresas te ajudem no seu aprendizado, para isto é comum haver algum tipo de orçamento que pode ser utilizado para materiais de estudos, cursos e participações em eventos. Melhor ainda se o funcionário tiver total autonomia para gastar este dinheiro como preferir, mas sei que isto não é a realidade de todas as empresas.

2 – Programa de feedback periódico

Um programa de feedback tem por objetivo alinhar as expectativas da empresa em relação à performance com o funcionário e permitir que ele também exponha suas frustações. Feedback é essencial para o crescimento, tão importante quando o feedback negativo é o feedback positivo. O colaborador precisa entender quando está entregando menos do que o esperado para poder fazer os ajustes necessários. Já o feedback positivo garante que ele(a) tenham claro quais são as atitudes que estão contribuindo para os resultados da equipe e da empresa.

É comum um ciclo de feedback a cada 6 meses, e muitas vezes estes ciclos servem identificar promoções ou ajustes salariais. Por mais importante que seja ter esta sessão formal de feedback a cada 6 meses, mais importante ainda é ter encontros periódicos com seu gerente. Estas reuniões que ocorrem semanalmente ou a cada duas semanas tem por objetivos passar feedback mais constante. O pior que pode acontecer é você ser surpreendido por um feedback negativo neste ciclo de 6 meses. Não é necessário esperar tanto tempo para identificar que algo está mal e te dar uma chance para corrigir.

Vive seus Valores

Você sabe qual é a missão e valores da empresa onde você trabalha? Sabe avaliar se estes valores são reais ou se são apenas para enfeitar as paredes? Os valores das empresas dizem muito sobre elas e o ambiente de trabalho que você pode encontrar. O que torna a empresa boa para trabalhar é se ela realmente segue os valores que prega e os vive no dia-a-dia.

Os valores devem informar todas as decisões tomadas em todos os níveis da empresa. Eles servem como guias para todos os funcionários e é uma grande ferramenta de autonomia. A medida que os funcionários são responsáveis em viver os valores da empresa em seu trabalho e em suas decisões, a empresa não precisa criar ordens top-down, ela pode confiar que independente da solução que as equipes vão criar, se os valores forem considerados, o resultado será satisfatório.

Por isto a necessidade de “viver” estes valores, as pessoas que não os seguirem provavelmente serão devidamente alertadas em sessões de feedback. Em casos extremos se for percebido que o funcionário não se alinha com eles, ele pode ser considerado impróprio para a empresa e ser convidado a se retirar. Vamos avaliar os valores de algumas das grandes empresas de tecnologia.

Valores do Google

  • Ótimo não é bom o suficiente – este valor demonstra que tudo que é feito na empresa é comparado a uma barra extremamente alta, coisas meia boca passam longe. Isto significa que no momento de priorizar e planejar a questão mais importante é a qualidade do que se vai entregar, ou seja o tempo de execução deve ficar em segundo plano
  • Foque no usuário, todo o resto virá naturalmente – este mostra a importância que o Google dá aos seus usuários
  • Você não precisa estar na sua mesa – o Google entende que o fato de você estar na sua mesa não significa que você está sendo produtivo, é muito provável que o que importe mais é o resultado e não o quanto tempo você passou sentado na frente do computador.

Valores do Facebook

  • Foque no impacto – para ter o maior impacto, foque em resolver os problemas mais importantes
  • Seja corajoso – eles encorajam todos a tomar decisões audaciosas mesmo que esteja errado às vezes
  • Seja aberto – aceitar novas ideias e transmitir as suas é parte fundamental da construção de um mundo melhor, pessoas com mais informação tomam melhores decisões e têm maior impacto

Valores da Netflix

  • Impacto – você foca nos resultados em vez de focar no processo. Você evita a paralisia de análise e prefere agir.
  • Curiosidade – você aprende rápido e com vontade. Você tem conhecimentos gerais sobre tecnologia, entretenimento e negócios. Você procura entender os clientes, negócios e nossa estratégia
  • Coragem – você fala o que pensa mesmo se achar que é controverso. Você toma decisões difíceis sem agonizar. Você toma riscos com inteligência. Você questiona ações que vão contra nossos valores

O que torna uma empresa boa: ambiente de trabalho agradável e diverso

Esta característica é um efeito colateral das empresas que vivem seus valores. Se você se identificar com os valores da empresa e eles são reais e vividos no dia-a-dia é muito provável que você se sinta à vontade com seus colegas de trabalho, afinal eles prezam os mesmos valores que você. Note a importância desta definição de valores. As empresas querem pessoas diversas, de backgrounds e etnias totalmente distintas. Esta é o ponto principal de se ter estes valores claros, pois a empresa não deve procurar pessoas “iguais” as que já existem na empresa e sim pessoas que valorizam as mesmas coisas.

Tecnologia atualizada

Eu prezo empresas que se empenham em manter sua tecnologia atualizada. Novas versões de linguagem e Framework são importantes pois trazem correções de segurança, melhorias de performance e correões de bugs também. Estas atualizações também trazem novidades que facilitam a vida do programador e ajudam a escrever código mais simples. Quanto mais tempo se leva para atualizar para uma nova versão mais difícil é e mais frustrados ficam os desenvolvedores.

Para mim este é um ponto chave que indica o quão interessada em tecnologia a empresa está.

Entendimento da importância do débito técnico

Débito técnico é composto por diversas áreas do código que não estão otimizadas ou que são antigos e não utilizam os novos padrões de código. O jeito mais fácil de entender é pensar em todas aquelas melhorias que fazem a vida do programador mais fácil mas não trazem nenhum benefício imediato para quem está utilizando o software. Alguns exemplos de débito técnico:

  • Código sem cobertura de testes
  • Código complexo, difícil de entender
  • Código fora dos padrões arquiteturais atuais
  • Código com baixa performance

A necessidade de limpeza de débito técnico precisa ser entendida e devidamente priorizada. Quando mais débito técnido o sitema tem mais lenta a sua evolução. É claro que a empresa não vai parar de produzir novas features para corrigir todo o débito técnico, é preciso haver um equilíbrio. Eu considero que dedicar uma parcela do seu sprint é o ideal, algo em torno de 10% a 20% do esforço dedicado ao sprint.

Nem todas as empresas trabalham no modelo onde os próprios desenvolvedores planejam suas atividades. Se este for o caso é de extrema importância que as outras áreas da empresa entendam estes conceitos e priorizem ou dêem autonomia aos desenvolvedores para priorizar a limpeza de débito técnico.