O Mercado De Tecnologia Está Bom Para Mulheres?

Eu acredito que o mercado nunca esteve tão bom para mulheres, tanto internacionalmente quanto no Brasil. Veja o que as empresas de tecnologia estão fazendo para aumentar sua diversidade.

Diversidade

Esta palavra está aparecendo em diversos livros, artigos e está presente também nas metas de grandes empresas como Google, Facebook e Amazon. Estas empresas são pioneiras na adoção da diversidade como forma de inovação. Veja o exemplo do Google cuja missão é:

Organizar toda a informação do mundo e torná-la universalmente acessível a qualquer um.

O Google entende que para fazer um software acessível a todos eles precisam que seus funcionários representem a população global. Estas pessoas de diferentes backgrounds terão melhores condições de criar as melhores soluções possíveis que sirvam a todos.

O Facebook também tem uma gama de usuários extremamente diversificados. Por isto o Facebook quer ter pessoas de diferentes culturas pensando nas soluções que agregam valor para seus clientes de diferentes origens.

Para outras empresas a diversidade significa um grande potencial de inovação, em que pessoas de diferentes culturas e experiências possam criar soluções fora da caixa para problemas.

Relatório De Diversidade Google (2018-2019)

Como está o mercado de tecnologia para mulheres?

Gostaria de apontar aqui os principais números do relatório de diversidade do Google para o ano de 2018 a 2019.

Contratações durante o período – 33% mulheres

Contratações na área de tecnologia – 26% mulheres

Contratações de líderes – 26% mulheres

Estes números não são muito representativos, não dá para comemorar, mas se olharmos os números ao longo dos anos vamos ver um panorama mais positivo.

A figura abaixo mostra a porcentagem de mulheres trabalhando no Google ao longo dos anos. Infelizmente este número não mudou muito nos últimos 5 anos, mantendo-se em 30%.

Porcetagem de mulheres no google
Porcentagem de mulheres que trabalham no Google ao longo dos anos

No entanto se olharmos para os dados específicos da área de tecnologia, nota-se uma crescente contante saindo de 17% em 2014 até 23% em 2019. Considero este número muito positivo pois demonstra o empenho do Google em ter uma força de trabalho bastante diversa.

Porcentagem de mulheres na área de tecnologia no Google
Porcentagem de mulheres trabalhando no Google na área de tecnologia ao longo dos anos

Os números nos cargos de liderança também são promissores pois tem crescido a cada ano, saindo de 21% em 2014 para 26% em 2019. Esperamos que este crescimento tenda a continuar. Por isto digo às mulheres que estão lendo este artigo se inspirem para iniciar sua carreira na área de tecnologia e que as mulheres que estão já na área não desistam.

Porcetagem de mulheres líderes no Google
Porcentagem de mulheres trabalhando no Google como líderes ao longo dos anos

Relatório De Diversidade Do Facebook

Vamos dar uma olhada agora nos números do Facebook pois são mais empolgantes! Começando em 31% em 2014 e chegando a 37% em 2019. 37! É quase quarenta por cento da empresa, esse número é muito expressivo em uma empresa de tecnologia. É muito bom ver que o Facebook está realmente focado nesta questão de diversidade.

Porcentagem de mulheres no Facebook
Porcentagem de mulheres trabalhando no Facebook ao longo dos anos

A área de tecnologia do Facebook também tem mostrado uma crescente evolução na participação de mulheres saindo de 15% em 2015 e atingindo 23% em 2019. Na empresa que eu trabalhava a porcentagem de mulheres na empresa como um todo girava entre 10-15%. Por isso digo que este número de 23% só na área de tecnologia é muito expressivo pois é muito diferente do cenário que estou acostumada no Brasil.

Porcentagem de mulheres na área de tecnologia do Facebook
Porcentagem de mulheres trabalhando no Facebook na área de tecnologia ao longo dos anos

Na área de liderança o Facebook também tem mostrado um crescimento expressivo com um aumento de 10% em 5 anos, saindo de 23% até 33%. Estes números mostram que as intenções do Facebook são verdadeiras que estão realmente comprometidos em aumentar a diversidade de seus funcionários.

Porcentagem de mulheres líderes no Facebook
Porcentagem de mulheres trabalhando no Facebook como líderes ao longo dos anos

Por Que Esses Números São Importantes?

Você deve estar se perguntando: mas como isto impacta minha carreira? Essas duas empresas são gigantes da tecnologia no mundo e são líderes na área de tecnologia. Outras empresas copiam as formulas que deram certo, e não é incomum ver empresas copiando os valores e forma de trabalho desses gigantes e este tipo de prática se alastra por todo lado.

Você está pensando em iniciar sua carreira na área de tecnologia? Eu acredito que estamos em um ótimo momento para começar!

E O Brasil?

Até o momento falamos apenas de empresas internacionais, e o Brasil, como está nessa área?  Em Setembro de 2018 eu participei do WomanHack, um evento de contratação apenas para mulheres em São Paulo.

O objetivo do evento era de atrair diversas mulheres que trabalham na área de tecnologia e diversas empresas que estão interessadas em contratar mulheres e colocá-las juntas na mesma sala. Era um modelo de speed dating, você entrava em uma fila e tinha mais ou menos 5 minutos para conversar com cada empresa, falar um pouco sobre você e trocar contatos.

O grande benefício de ter participado deste evento foi o contato com empresas que não estavam no meu radar. Algumas das empresas fizeram uma apresentação explicando um pouco a metodologia de trabalho e me surpreenderam positivamente pois eu até as conhecia antes do evento mas não imaginava que poderiam ser um lugar legal para trabalhar. Eu trabalhava em uma empresa que tinha um ótimo clima e eu não tinha esperanças de que iria encontrar algo melhor no mercado de trabalho. Ainda bem que eu estava errada!

E o mais interessante de tudo: como o evento era exclusivo para mulheres, isto significa que todas as empresas que participaram do evento tinham esse interesse.

Empresas Que Querem Contratar Mulheres

Segue aqui a lista das empresas que estavam no evento e minhas impressões sobre cada uma:

Nextel – empresa de telefonia móvel. Me causou uma impressão muito boa. O processo de trabalho deles utiliza o modelo do Spotify (viu como todos copiam?). Eu conversei com algumas pessoas que estavam lá fazendo as entrevistas e me pareceram muito abertas e muito amigáveis.

SAP – conversei rapidamente com eles, eles tem um produto utilizado no mundo inteiro para gerenciamento de empresas. Funcionam como uma consultoria para implantar esse produto nas empresas.

Empiricus –  empresa da área financeira, geram relatórios financeiros para ajudar seus assinantes a investirem seu dinheiro. Gostei bastante da conversa que tive com eles durante o speed dating.

Yara – é uma empresa química que tem um setor digital de pesquisa e desenvolvimento. Eu cheguei a visitá-los pois fui fazer uma entrevista e gostei muito do ambiente de trabalho e das pessoas que me entrevistaram.

Accenture – consultoria que presta serviços para outras empresas, é bastante conhecida no mercado.

Farfetch – e-commerce de roupas. Eu não conhecia essa empresa antes, conversei com a pessoa que estava fazendo as entrevistas e ela me deu uma visão muito boa da empresa, parecia estar muito feliz.

TFG – empresa de jogos mobile. Causou uma boa impressão por que as duas pessoas que estavam entrevistando eram técnicas e eram mulheres. Gostei muito da experiência de ser entrevistada por elas.

Geru – é uma fintech de empréstimo pessoal, com o objetivo de facilitar o acesso dos brasileiros ao crédito.

RecargaPay – também é uma fintech que tem por objetivo auxiliar pessoas que não tem acesso a bancos ou cartões de crédito a conseguir pagar suas contas de maneira facilitada.

Tivit – também é uma consultoria muito grande.

Você pode se cadastrar no evento aqui: WomanHack e receber informações sobre novas edições.

Iniciativa Do Google No Brasil

Gostaria de dar mais uma dica para as mulheres do Brasil. Eu descobri uma iniciativa do Google voltada para o público feminino na cidade de São Paulo. O projeto se chama women will. São treinamentos gratuitos do Google nas áreas de liderança, comunicação e empreendedorismo.

Este é apenas um dos exemplos práticos de como o Google está empenhado em diversificar sua força de trabalho e para isto eles entendem que eles precisam educar mulheres do mundo todo. Eles incentivam essas alunas a utilizar os produtos do Google e com isso trazem mais mulheres para o mundo Google.  

Segue o site do programa: https://www.womenwill.com/countries/brazil/

Esta É A Hora De Começar!

Espero que este artigo tenha mostrado um lado positivo da área de tecnologia para as mulheres que estão iniciando sua carreira e estão na dúvida se este é o melhor caminho. Atualmente existem muitas iniciativas focadas em mulheres, a Adademia Hopper é mais uma delas!

Vejo neste momento muitas possibilidades para as mulheres que estão começando nesta área. Se não sabe por onde começar, veja esta lista de conteúdos: Lógica de Programação ou se preferir, assine nosso canal no YouTube.

Relatório de diversidade do Google: https://diversity.google/annual-report

Relatório de diversidade do Facebook: https://diversity.fb.com/read-report/