O que faz um Desenvolvedor de Jogos?

O mercado mundial de games gerou cerca de 150 bilhões de dólares em 2019, há cerca de 2,5 bilhões de jogadores no mundo. Para comparar, a indústria cinematográfica gerou 41 bilhões e a musical gerou 19 bilhões. Estes números mostram a importância dos jogos no mercado de entretenimento.

Esta área de trabalho é extremamente vasta, e tem espaço para diversos perfis de profissionais.

Programador de Jogos

Esta provavelmente é a carreira mais “hardcore” na área de desenvolvimento de jogos. Este profissional é o responsável por programar a base do jogo, ou seja a física e as mecânicas do jogo. Por este motivo a área de estudo de Ciências da Computação é extremamente desejada mas não é um requisito indispensável.

Designer de Jogos

Pode ser considerado o diretor do jogo, é responsável por criar o conceito, criar os diferentes níveis (fases) do jogo, criar os personagens e as regras e também a ambientação do jogo. É uma área bastante ampla e não é incomum empresas grandes terem diversos profissionais especializados trabalhando em cada uma destas diferentes áreas. Nestes casos, há o perfil do designer chefe que coordena a ação dos outros designers.

Eu considero este o papel mais importante para tornar o jogo atrativo aos jogadores. Eu gosto muito de vídeo games e quando você joga um jogo bem pensado que te transporta para um mudo diferente, a experiência é muito mais profunda do que um simples filme ou seriado. Você curte jogos também? Comenta no post os seus jogos preferidos.

Artista Gráfico

É o responsável pela identidade visual do jogo, cria os modelos 2D ou 3D e define as cores e formas que serão utilizadas no jogo para se comunicar com o jogador.

Roteirista

O roteiro é uma sub área de design de jogos e o profissional desta área cria a trama do jogo. É o equivalente ao escritor de novelas ou teatros. O roteiro deve ser impactante e envolvente mas este profissional tem um desafio a mais: a interatividade que o jogador tem com a história.

Designer de Áudio

O que seriam dos jogos sem áudio? A trilha e os efeitos sonoros são grandes responsáveis pela imersão do jogador. E por tanto este profissional é extremamente valorizado no mundo dos games. Ele(a) é responsável por capturar, manipular e gerar todos os elementos de áudio de um jogo.

Produtor de Jogos

Responsável por supervisionar todo desenvolvimento do jogo, garante que as diferentes áreas estão trabalhando de acordo com os parâmetros estipulados de prazos e orçamentos. Faz o papel do gerente que é responsável por garantir o andamento dos diferentes subprojetos.

Testador de Jogos

Muito se engana quem imagina que a vida de um desenvolvedor de jogos é ficar jogando. Como vimos o programador de jogos tem uma alta carga de programação no seu dia-a-dia. No entanto, o testador de jogos é quem testa o produto final e garante que o jogo está livre de bugs e sua jogabilidade é boa.

Este trabalho pode parecer muito legal a princípio mas lembre-se que este profissional terá que passar horas jogando o mesmo trecho do jogo para garantir que todas as funcionalidades daquela fase estão ok.

Além disto esta não é a profissão mais bem paga desta área, pois há pouco processo criativo envolvido.

Plataformas

Dentro da área mais técnica também é possível se especializar. Existem 6 diferentes plataformas mais utilizadas em games hoje em dia: PC, XBOX, PlayStation, Nintendo, iOS e Android. Cada uma tem suas características e particularidades, é possível migrar de uma plataforma para outra, assim como é possível um desenvolvedor backend programar para front-end.

Uma plataforma de desenvolvimento muito popular é o Unity, com ela é possível programar para consoles, PC e mobile. Games como CupheadOri and The Blind ForestHearthstone Rust foram desenvolvidos com Unity.

Indies

Já ouviu falar dos jogos indies? São jogos criados por uma equipe pequena ou até mesmo uma única pessoa sem apoio de grandes empresas. O Nintendo Switch é hoje uma das maires e melhores plataformas de jogos indies, diversos jogos são lançados por semana.

Inclusive no Switch existem alguns jogos que foram desenvolvidos por uma única pessoa, o mais famoso deles sendo Minecraft. Outros como Stardew Valley, Undertale e um dos games de maior sucesso de todos os tempos: Tetris.

Não se engane pensando que é simples fazer tudo sozinho, a maioria destes jogos demoraram 3 anos para ser desenvolvidos e alguns deles mais. O autor de Stardew Valley conta que começou a criar o jogo por que precisava praticar suas habilidades de programação já que saiu da faculdade e não estava conseguindo emprego.

É possível desenvolver jogos em Python?

Sim, é possível. Existe uma plataforma chamada pygame que permite o desenvolvimento de jogos em Python. Se você já sabe pyton e gostaria de entender como funciona a criação de um jogo esta plataforma é ideal para você. Também é possível utilizá-la para fazer protótipos rápidos e testar uma ideia de um jogo. Veja alguns exemplos de um jogos feito com pygame: Super Potato BruhUnity of ComandMetin 2Gbots.

No entanto ela não serve para fazer jogos profissionais, se está querendo levar a sério o desenvolvimento de jogos é melhor começar com plataformas como a Unity ou se especializar em uma das plataformas de jogos que te interessa mais.

E no Brasil, tem oportunidades em desenvolvimento de jogos?

Sim, existe. É claro que o mercado de desenvolvimento de jogos no Brasil é muito menor do que nos Estados Unidos mas ainda assim, existem muito mais empresas fazendo jogos no Brasil do que podemos imaginar. A empresa miniBoss é uma das mais reconhecidas pois um dos seus jogos Celeste já ganhou até prêmios. No entanto, apesar de ser formada por Brasileiros a miniBoss não tem sua base no Brasil e sim no Canada.

Há outras empresas sediadas no Brasil, veja a lista:

Aquiris (Porto Alegre)

Cupcake Entertainment (Porto Alegre)

Yupi Studios (João Pessoa)

Skullfish Studios (São Paulo)

SitNPlay Games (Santos – SP)

Wildlife Studios (São Paulo)

VOX Game Studio (Porto Alegre)

Fire Horse Studio (São Paulo)

Double Dash Studios (Rio de Janeiro)

Oktagon Games (Londrina)

Umbu Games (Belo Horizonte)

Behold Studios (Brasilia)

Black River Studios (Manaus)

Flux Games (São Paulo)

Sinergia Studios (São Paulo)

Imgnation Studios (Santa Maria – RS)

Pipa Studios (São Paulo)

Esta área é a ideal para você?

Quer sabe se esta área combina com seu perfil? Veja as perguntas abaixo para descobrir.

Você gosta de trabalhar colaborativamente?

Como vimos um jogo envolve um grande número de diferentes perfis profissionais, é preciso interagir com um grande número de pessoas e saber compartilhar ideias. Conseguir se comunicar e expressar os detalhes da sua área de trabalho é bastante relevante para ter sucesso nesta área.

Você tem a criatividade aflorada?

Ideias e soluções diferentes para problemas já resolvidos são muito bem vindos nesta área. Lembre-se que antes de tudo a indústria de jogos faz parte da indústria de entretenimento e um jogo está concorrendo com praticamente todos os tipos de lazer disponíveis no mercado.

Os jogos precisam gerar essa alegria e encantar os jogadores que são um público extremamente exigente. Um jogo que é apenas mais do mesmo não será um grande sucesso de vendas.

Você gosta de resolver problemas?

Esta habilidade de resolver problemas é presente em todos os programadores, sejam de jogos ou de software empresariais. A diferença é que os tipos de problemas resolvidos serão muito diferentes.

Enquanto o programador de software empresariais estão focados em resolver problemas de negócio, os programadores de jogos resolvem algoritmos de detecção de colisão ou como fazer a movimentação do personagem parecer mais realista.

Você detesta rotina?

A indústria de games é extremamente acelerada, as tarefas precisam ser feitas em situações críticas (sim, sob pressão). Esta característica requer que o programador seja eficiente mas que também tenha paciência para conseguir executar suas atividades da maneira correta.

Você é humilde?

O senso de humildade é extremamente importante para o desenvolvedor. Este profissional precisa reconhecer que pessoas diferentes tem gostos diferentes. Ele(a) não tem medo de receber críticas e conseguem aceitar recomendações de mudanças sem rancor.

Note que o jogo é uma fonte de entretenimento para outras pessoas, se o desenvolvedor não conseguir apurar este entendimento sobre o que é mais divertido para outros ele pode estar criando um jogo que apenas ele vai se interessar.

E aí se interessou?

Se você se interessou e acha que essa área é a certa para você comece dando uma olhada na playlista da Attekita sobre desenvolvimento de jogos: Game Dev.