Por que entender de liderança?
Se você está começando agora em sua carreira, deve estar se perguntando, por que preciso entender sobre liderança?
O seu líder terá um papel importantíssimo na evolução de sua carreira. Saber identificar o estilo de liderança de seu líder te ajuda a saber o que esperar dele ou dela. É possível que você perceba que este estilo não combina com você e opte por mudar de equipe ou até mudar de empresa.
Vou contar sobre minha experiência com liderança para mostrar como a falta de um bom líder no início de minha carreira atrasou minha evolução.
Liderança Autocrática
O líder autocrático não recebe input dos membros de sua equipe e toma todas as decisões sozinho. Seus liderados não são consultados nem considerados e se espera que eles adiram a essas decisões no tempo e compasso estipulado por ele.
Para exemplificar, imagine um cenário onde o líder decide alterar o horário de trabalho de várias pessoas sem consultá-las.
Este estilo de liderança é uma receita para o desastre, e creio que quando pensamos na palavra “chefe” e a utilizamos pejorativamente estamos nos referindo justamente a este tipo de líder.
Considero este tipo de liderança impraticável em um ambiente de tecnologia, imagino que ainda deve ter alguns perdidos em empresas antiquadas por aí. Se seu líder é assim, saiba que há uma luz no final do túnel pois as empresas de tecnologia modernas não trabalham mais assim. Está na hora de mudar de emprego!
Liderança Democrática
O líder democrático busca a opinião da equipe para tomar as decisões, ainda que seja ele/ela que dêem a palavra final.
Este tipo de liderança pode ser eficiente pois permite que funcionários de vários níveis exercitem alguma autoridade, se preparando para o futuro onde possivelmente possam aceitar uma posição de liderança.
Uma reunião de um líder democrático pode ser apresentada da seguinte maneira: várias opções sobre uma decisão que precisa ser tomada são discutidas por todos. O líder pode então tomar a decisão baseada no resultado das discussões ou abrir uma sessão de voto.
Liderança Burocrática
O líder burocrático segue as regras. Ele pode até ouvir as opiniões de seus liderados mas ele vai rejeitá-las se elas conflitam com a política da empresa ou com práticas já estabelecidas.
Este tipo de líder recusa idéias novas e métodos não tradicionais. É comum encontrar líderes burocráticos em grandes empresas que já tem sua maneira de trabalhar estabelecida. O líder burocrático tem medo de perder tempo testando maneiras diferentes de fazer as coisas pois a maneira atual está funcionando.
Os liderados podem se sentir mais à vontade com este tipo de líder comparando-o com o líder autocrático, mas ainda assim há uma limitação do que eles podem fazer. Não há espaço para inovação, e pessoas que buscam crescimento vão se sentir extremamente frustadas.
Liderança Liberal
O estilo de liderança liberal implica em uma total autonomia dos liderados. Os integrantes da equipe tem total liberdade para tomar as decisões e trabalhar como preferirem. O líder não se faz necessário pois neste modelo entende-se que os profissionais são maduros o suficiente para gerenciar seu trabalho.
Você deve estar pensando que este é o estilo ideal, mas a verdade é que o tiro pode sair pela culatra. A falta de liderança pode levar à desmotivação já que não há feedback e não há uma sensação de crescimento.
O líder da empresa onde eu trabalhava antes utilizava este estilo. Eu sempre prezei muito pela autonomia que tinha e por isto fiquei tanto tempo na empresa. Mas a verdade é que olhando para trás eu percebo que a falta de feedback me fez demorar muito mais para aprender algumas lições.
Aprender tudo sozinho parece possível mas é um caminho muito mais árduo. Eu sei que os momentos em que mais cresci na minha carreira foi quando recebi feedback de colegas. Sim, por que estes eram os únicos feedbacks que eu poderia receber já que meu líder liberal pouco tinha contato comigo.
Líder Transacional
Você me dá isto e eu te dou isto. Este é o modelo do líder transacional, tudo é uma transação. Tanto para o bem quanto para o mal. Você recebe incentivos por trabalhar bem e penalidades por trabalhar mal.
O time pode ser bonificado por conseguir atingir as metas, e ao mesmo tempo algum integrante pode ser “castigado” a ter que fazer um trabalho que ninguém mais quer fazer por ter se atrasado ou entregado algo abaixo do esperado.
Este modelo pode fazer com que os funcionários façam apenas o mínimo necessário para ganhar o tal bônus e isto impede seu crescimento.
Líder Coach
O termo coach significa técnico quando utilizado no contexto de equipes esportivas. Ela foca em identificar as características de cada integrante da equipe e estimular seu crescimento. Também foca em estratégias que permitem que a equipe trabalhe melhor junto.
Este tipo de líder utiliza algumas das técnicas da liderança democrática para empoderar seu liderados a tomarem decisões. Seu objetivo é construir equipes fortes que se comunicam bem, aceitam suas diferentes habilidades e as utilizam em busca de um objetivo em comum.
A líder coach instiga as pessoas a tentar novas ideias que fortalecem suas qualidades e também as guia pelo caminho oferecendo feedback constante. É comum fazer reuniões semanais ou quinzenais chamadas 1:1 (um a um). Estas reuniões tendem a criar confiança entre o líder e o liderado, estreitando o relacionamento. Nestas conversas ela encoraja seu pupilo a relatar suas dificuldades e avanços e oferece seu ponto de vista. A líder também utiliza deste tempo para estimular e dar feedbacks negativos e positivos que auxiliam o pupilo na jornada.
Características de um líder coach
Este líder tem capacidade de desenvolver pessoas, ela reconhece o talento e pontos fortes de cada um. Ela incentiva o crescimento pessoal mostrando-lhes que não são meros subordinados e sim indivíduos únicos capazes de contribuir com a empresa.
Também é humilde e reconhece que colaboradores podem ter mais conhecimento que ela, e cria um ambiente de aprendizagem onde todos aprendem com todos, trocando experiências.
Ela também é autêntica e mostra aos seus liderados que todos devem agir de acordo com suas convicções. Ela age com integridade, coerência sendo fiel aos princípios que prega.
Empatia é a grande chave que permite a este o líder entender o ponto de vista e sentimentos dos outros.
E o grande trunfo deste líder é que ela direciona seus colaboradores que sabem exatamente o que se espera deles. Há um alinhamento, e todos sabem seu papel. Isto significa que há total liberdade por parte dos liderados de alcançar os objetivos da maneira que preferiram, e seus objetivos são claros.
Minha longa jornada em liderança
Eu me tornei líder técnica relativamente cedo em minha carreira. Devia ter por volta de 3 anos de experiência quando liderei minha primeira equipe de 3 pessoas (incluindo eu). Naquela época se chamava coordenação. Vi este cenário se repetir diversas vezes na minha empresa: um funcionário que se destacava de alguma forma virava líder.
Hoje entendo o quão profundamente incorreta está esta abordagem. Há dois grandes problemas neste modelo:
- Há uma falta de visão da empresa que não vê que deve ser possível crescer na carreira técnica sem precisar ter um cargo cujo foco principal é liderar pessoas
- Uma pessoa que sabe fazer seu trabalho muito bem não necessariamente está preparada para liderar
Liderança técnica
Hoje entendo que liderança é uma habilidade que se aprende e não é necessariamente inata. Também entendo que existem pessoas que não querem fazer este papel e preferem focar seus esforços em evoluir suas habilidades técnicas.
Gostaria de deixar um pequeno alerta para vocês que se interessam mais pela evolução técnica: isto não significa que vocês não precisarão de habilidades interpessoais, muito pelo contrário. O profissional que quer evoluir sua carreira puramente técnica precisará saber inspirar e liderar pessoas. A grande diferença é que esta liderança será mais técnica. Se você quer por exemplo implementar um novo modelo de arquitetura em sua empresa, precisará saber convencer seus outros colegas dos benefícios desta nova arquitetura. Então mesmo não sendo responsável por uma equipe você precisará destas outras habilidades, a boa notícia é que é possível aprendê-las.
Neste início de carreira quando me tornei líder técnica não notei muita diferença no dia a dia do trabalho, o principal ponto era que eu era a responsável pela entrega da equipe. Então um pouco que organização foi o suficiente para conseguir levar o barco. Note que em nenhum momento me ofereceram sequer uma explicação do que eu tinha que fazer, era tudo implícito.
Gerenciando Pessoas
Passei muitos anos nesta posição de líder técnica, até que um dia, participando de uma reunião, a pessoa nos apresentou como gestores de equipe: “Estamos aqui como todos os gestores da empresa…”. O que? Eu obviamente estava no lugar errado, eu era apenas líder técnica de equipe, o que estava fazendo naquela reunião?
Passei algumas semanas em negação total, depois pânico até que enfim resolvi entender que eu havia virado gestora/gerente da minha equipe e ninguém tinha me avisado. Comecei a estudar e entender melhor o que isto significava. Eu não tinha base para comparação já que meu líder era liberal, basicamente eu não tinha nenhum exemplo do que era um gerente.
Aprendi aos trancos e barrancos, estudei, bati cabeça, me desesperei em vários momentos. Eu não tinha um líder para me dar feedback, mas tinha uma outra pessoa na empresa que era líder em outra equipe e eu me espelhei bastante nele. Tive conversas com ele que me fizeram abrir os olhos, ele realmente mudou minha maneira de pensar e eu certamente evoluí com seu auxílio.
Voltando à engenharia de Software
Eu fiz o melhor que pude mas em certo momento pensei que não era para mim, e quando decidi sair da minha antiga empresa optei por buscar oportunidades como engenheira de software.
Eu tive muita sorte e acabei caindo em uma equipe onde o líder é do tipo Coach. Bem, não sei se foi sorte, já que um dos motivos por eu ter aceitado esta nova oportunidade era por saber que o VP de Engenharia desta empresa era um ex-Google então eu já imaginava que ia trabalhar em um lugar com a cultura Google de Engenharia.
Nestes meses que estou trabalhando nesta nova empresa consegui entender o que é um gerente e qual seu papel. A verdade é que ele faz uma diferença brutal no seu crescimento profissional.
A diferença de um líder Coach
Neste pouco tempo de empresa passei por uma situação que não sabia bem como reagir. Estava perdida, assim como estive várias vezes no meu emprego anterior, mas desta vez eu tinha com quem me consultar.
O problema era com um de meus colegas de trabalho, em uma de nossas reuniões ele havia dito que sentia que a equipe não sabia ouvir bem. Todos falavam mas não estávamos prestando real atenção ao que o outro estava dizendo. Conversei com o meu gerente sobre a situação e ele me instruiu a utilizar a técnica de escuta ativa. Nesta técnica você repete o que foi dito por outras pessoas, assim você confirma seu entendimento e todos percebem que foram ouvidos. Esta técnica é extremamente poderosa!
Quer dizer que em menos de um ano de trabalho, o meu líder coach já conseguiu me ensinar muito mais do que o meu líder liberal conseguiu em 10 anos. Você já teve o prazer de trabalhar com um líder coach? Deixe seu comentário nos contanto quais estilos de líder você já trabalhou e qual te agradou mais.
Este post é para vocês que estão iniciando na carreira agora, quero estimulá-las a identificar o estilo do seu líder e busca oportunidades com líderes que vão auxiliá-las em suas carreiras. No post como saber se a empresa é boa antes de entrar eu explico as perguntas que você deve fazer na entrevista para seu futuro líder. As respostas podem te ajudar a identificar o seu estilo de liderança.