1. A maioria das profissões que conhecemos hoje não existirão em 10 anos
Somos todos cientes que os avanços tecnológicos transformam o mercado de trabalho. Quantas profissões existiam há 50 anos atrás e não existe mais? Quando eu estava na escola fiz um teste de vocação pois estava na dúvida que carreira iria seguir. Foi o teste mais ridículo que já vi, o resultado deu: operador de telégrafo. Imagina só! O telégrafo já estava extinto faz tempo, este teste estava muito defasado. Além disto, uma profissão que se limita a operação de uma máquina está extremamente limitada à longevidade desta máquina. Ainda bem que ignorei totalmente o resultado deste teste e segui meu caminho. No post estou velha para começar a programar? eu conto um pouco como foi o meu início na área de programação.
Já estamos acostumados com a ideia de que profissões “braçais” ou seja, as que o humano entra apenas com a força de seus braços, sejam substituídas por máquinas. Porém a mudança pela qual estamos passando no momento é mais profunda. As máquinas evoluíram e são capazes de fazer muito mais do que apenas força, elas são capazes de fazer análises, cálculos, são capazes de aprender. Isto significa que outras profissões antes tidas como indispensavelmente humanas podem também ser executadas por máquinas ou podem reduzir a necessidade de tantos profissionais no mercado tornando mais eficiente o trabalho dos poucos profissionais que restarem.
Profissões do futuro
O artigo As profissões ameaçadas pelos avanços tecnológicos da UOL lista os profissionais que estão ameaçadas: advogados, médicos, arquitetos, contadores, pilotos de guerra, policiais, corretores de imóveis. Nossa! Mas o que vai acontecer com essa profissões? Elas serão totalmente ou parcialmente substituídas por sistemas, mas isto significa que novas profissões surgirão.
Consegue adivinhar qual a profissão mais requisitada neste novo mundo dominado por sistemas? A área de tecnologia, é claro! E a programação tem grande parte neste novo mundo, afinal alguém precisa desenvolver estes sistemas, monitorá-los e evoluí-los. Mas não pense que isso se dará daqui 5 anos, a mudança já começou. Veja por exemplo este relatório do LinkedIn sobre profissões emergentes no Brasil para o ano de 2020, 9 das 15 profissões mapeadas estão ligadas a Tecnologia da Informação
2. Você quer ter controle sobre sua vida
Programar hoje é como ter poderes mágicos, você consegue fazer coisas que outras pessoas nem sonham. A mente de uma pessoa que programa funciona diferente, ela encontra padrões de repetição e automatiza várias tarefas, deixando mais tempo para outras atividades, como estudos e lazer.
Mas o grande trunfo do programador é que ele pode iniciar um novo negócio sozinho, com pouquíssimo investimento. Quantas vezes você já teve uma ideia e não conseguiu colocar em prática por que não sabia programar? Conheço muitas pessoas que trabalham durante a semana e usam seu tempo livre em seus próprios projetos. É claro que fazer um software complexo é muito trabalhoso, mas um programador sozinho consegue fazer um protótipo e testar se sua ideia atrai outras pessoas.
E para você que não tem interesse em ter seu próprio negócio, como a programação te ajuda? Há uma falta de profissionais no mercado e os melhores profissionais tem o poder de escolher onde querem trabalhar e ganham muito bem por isto. Mesmo para você que vai iniciar agora há espaço para começar e crescer. Se você se dedicar à sua carreira pode estar certa de que não ficará desempregada.
A programação também pode te levar para o caminho do trabalho freelance. Você pode fazer projetos em seu tempo livre e ganhar uma renda extra. Enfim, a programação te abre portas e você poderá escolher em qual delas vai querer entrar.
3. Você quer fazer parte da construção do futuro
Você se inspira com as soluções criadas pelos empreendedores? Gostaria de fazer parte da criação das novas ferramentas que vão mudar o mundo? Então essa é a hora de começar! Existem milhares de startups no mundo experimentando novas ideias para resolver os problemas que afligem a humanidade. Estas empresas crescem a um ritmo acelerado e estão sempre contratando. Trabalhar em uma startup te permite trabalhar em um projeto de impacto que pode mudar a vida de milhares de pessoas.
Há também a possibilidade de trabalhar em empresas como Google, Amazon, Facebook, Netflix. Essas empresas lideram o rumo das tecnologias atuais, se você conseguir trabalhar em uma delas muito provavelmente estará trabalhando em algo de impacto ou criando novas ferramentas e funcionalidades.
4. Você quer ser mais produtiva
Quando programadores recebem um problema para resolver eles não codificam a solução imediatamente. O que acontece é que o problema é quebrado em problemas menores para que haja um entendimento completo e então ,cada pequeno pedaço é resolvido. Quando você pensa de forma lógica a criatividade flui mais facilmente. Este pensamento lógico não é utilizado apenas para programação mas também para diversas outras tarefas. Pessoas que se utilizam dessa técnica são mais eficientes nas soluções dos problemas do dia-a-dia.
Para exemplificar, eu já salvei horas de trabalho do meu marido. Ele tinha o próprio negócio e todo mês precisava gerar notas ficais eletrônicas para seus clientes. Ele passava de uma ou duas horas por mês fazendo isto. Eu resolvi ajudá-lo, então pensei, bom eu preciso de duas coisas: a lista dos nomes e CPFs dos pacientes e um pequeno pedaço de código que lê desta lista, acessa o site da prefeitura e gera as notas automaticamente.
Definimos como seria o arquivo que ele iria fornecer para o meu script e eu codifiquei a interação com o site da prefeitura. Voilá! O que antes demorava 1 hora agora executava em cinco minutos. Mas se você pensa que eu já tinha feito algo parecido antes, está enganada. Eu tive que descobrir passo a passo o que seria necessário para fazer tudo funcionar e fui resolvendo cada uma das partes iterativamente: ler do arquivo, fazer login no site, simular os cliques do usuário na interface, etc. A grande lição aqui não é que eu consegui fazer e sim que eu percebi que era possível mesmo não sabendo exatamente como. As pessoas que sabem programação conseguem identificar soluções ou melhorias que outras pessoas não imaginam.
5. Não é tão difícil quanto parece!
Programação é uma linguagem, é a maneira como nos comunicamos com o computador indicando a ele o que queremos que execute. Aprender uma linguagem de programação tem similaridades com o aprendizado de uma nova língua.
É comum as pessoas pensarem que programadores são gênios matemáticos, e que para precisar a programar tem que ser muito bom de matemática. Isto não é totalmente verdade. Há áreas da programação que precisam de conhecimentos fortes em matemática e física. Por exemplo, se você estiver programando um sistema de controle de vôo. No entanto, a grande maioria dos programadores resolvem problemas de negócios, e você não precisa ser especialista no negócio para conseguir fazer software.
O natural é que os programadores trabalhem com outras pessoas da área de negócios da empresa e juntos criem a solução que irá resolver o problema. Imagine que você irá trabalhar em um software que vai gerir um hospital. Você não precisa ser médico ou administrador para conseguir programar este software.
Você participará de diversas reuniões, entenderá os problemas e juntos vão chegar a uma solução que melhor se encaixe para o hospital em questão. E então você precisará transformar isto em um sistema. Se houver necessidade de cálculos complexos, o expertos na área vão te informar as fórmulas que você vai precisar aplicar no código.
Eu sinceramente acredito que qualquer pessoa consegue aprender a programar, alguns terão mais facilidade que outros. Tudo depende da sua vontade!
E então, por onde começo?
Se chegou até aqui é por que está convencida a iniciar seus estudos, certo? Veja minha série de conteúdos sobre lógica de programação em Python que te ajudará nos primeiros passos. Este conteúdo tem o objetivo de ser bastante didático para auxiliar quem está começando a programar do zero.
A hora é agora, não perca mais tempo!