Na série Lógica de programação aprendemos diversas funções do Python. Já vimos em torno de 20 funções mais 10 palavras reservadas (if, else, while, etc) e diversos operadores (soma, divisão, comparação). Até agora vimos só o básico, a quantidade de funções é assustadora, sem contar que você muito provavelmente utilizará bibliotecas que não estão incluídas no Python padrão e a quantidade de coisas que terá que aprender apenas aumentará.
Mas não se desespere! Estou aqui para ajudar. Primeiramente o importante é começar devagar, não dá para querer aprender tudo de uma vez só, infelizmente não temos a Matrix para fazer upload instantâneo para nosso cérebro. E o mais importante neste começo é treinar, programar diariamente para que as coisas mais básicas fiquem frescas nas memória. Como comentei anteriormente aprender a programar é como aprender a falar outra língua, a imersão e a prática são chave para se tornar fluente.
Documentação: o melhor amigo da programadora
Mas a verdade é que nenhum programador sabe tudo de cor, e é mais comum do que você imagina utilizar o Google enquanto estamos programando. Muitas vezes nos deparamos com problemas que nunca resolvemos antes (esses são os mais legais) e temos que pensar em formas diferentes de resolver. O site StackOverflow é um dos sites mais consultados por programadores. Nele você deixa uma pergunta e alguém te ajuda a responder. Os usuários votam nas perguntas mais relevantes e também votam nas melhores respostas. E a pessoa que fez a pergunta pode marcar uma das respostas como a melhor resposta. Há uma versão em português.
É muito comum o StackOverflow ser um dos primeiros resultados na pesquisa do Google. Então se você se esqueceu de um comando, basta pesquisá-lo no Google. Uma dica importante é colocar o nome da linguagem que você está utilizando, assim seus resultados são mais relevantes:
- Como fazer laço for em Python / c#
- Como sair de um laço antecipadamente em Python
Se você não encontrar um resultado que te ajude, tente montar a frase em inglês, a quantidade de artigos em inglês é muito maior do que em português.
Mas o Google não é a única fonte de dados. A grande arma dos programadores são as documentações. Todas as linguagens de programação tem algum tipo de documentação e tanto as funções básicas como as bibliotecas externas são documentadas. Então se você quer saber todas a funções disponíveis para variáveis do tipo data, basta consultar a documentação do Python:
Página inicial de documentação
Documentação completa do módulo datetime
Infelizmente estas documentações são todas em inglês. Mas não se assuste você não precisa ler a documentação completa para conseguir programar em Python. Essas referências servem para você consultar caso tenha alguma dúvida. Dito isto, também vale a pena ir estudando os módulos aos poucos, não precisa decorar tudo mas uma passada de olhos para ver todas as funções disponíveis pode te ajudar muito.
Muitas vezes não sabemos o que procurar no Google simplesmente por que nem sabemos que tal funcionalidade existe. Então mesmo que você não decore o nome exato da função, saber que existe uma função que te devolve os dias da semana de uma data é o mais importante. E aí quando você estiver programando, precisar dessa funcionalidade e não lembrar o nome você pode perguntar ao Google ou ir direto na documentação para achar o nome da função que precisa. E para este propósito eu tenho uma outra dica, o site w3schools. Ele tem uma bem mais simplifica e também muito mais fácil de ler: W3 Schools.
A pesquisa faz parte do dia-a-dia do programador tanto que muitas empresas deixam os candidatos fazerem consultadas na internet enquanto estão resolvendo um problema. Portanto não quero ouvir desculpa de que sua memória é curta pra programar! Se joga! Esse mundo de programação é demais! 😀